Pão doce enrolado/ Rocombole doce com coco sem glúten

Boa tarde a todos, essa receita é muito boa. Foi um achado dos cadernos de receitas da minha vó (sabe aqueles que as avós montam durante toda a vida? Bem esse!) e, como receita de vó é tudo de bom, não poderia deixar de testar.





Essa é a receita original mas, claro que, fizemos algumas adaptações (estão logo abaixo).



Pão doce enrolado/ Rocombole doce com coco

Ingredientes

Massa
5 xícaras de farinha preparada (pode ser pronta, ou use: 3/4 xíc de polvilho doce, 3/4 xíc de fécula de batata, 1/2 xícara de amido de milho, 3 xíc de farinha de arroz. Obs.: acrescente uma colher de chá rasa de goma xantana ou ágar-ágar)
2 ovos inteiros batidos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de manteiga (pode usar margarina sem leite)
1 colher de sopa de fermento biológico (equivale a meio pacote/ 5g)
400 mL de água morna (2 xícaras pequenas, separar metade para crescer o fermento e metade para ir adicionando aos poucos à massa)


Recheio
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina sem leite)
100g de coco (melhor aqueles sem açúcar)

Cobertura
1/2 xícara de leite (pode ser 0%lactose, ou leite de coco)
1 xícara de açúcar
Canela, baunilha ou erva doce (à gosto)

Modo de Preparo

Massa: Misture bem a farinha e a manteiga,

Adicione os ovos batidos e misture bem.

Enquanto isso, misture o fermento, 200mL da água morna e o açúcar, deixe dobrar de volume (o ideal é deixar em algum lugar fora do vento, pode ser dentro do microondas ou de algum armário).

Quando o fermento dobrar de volume, adicione à farinha (já misturada com a manteiga), vá adicionando a água aos poucos até a massa estar firme e maleável.

A massa fica bem maleável, espalhe farinha de arroz na mesa e sove a massa (acredite, ela fica moldável!!). 

Quando a massa estiver bem sovada e firme (não muito dura, mas não no ponto que gruda nas mãos), deixe descansar fora do vento (pode mandar para dentro do microondas também).

Ela não vai crescer tanto, mas enquanto isso faça o recheio.

Recheio: Misture bem o açúcar e a manteiga.

Adicione o coco ralado e misture bem (com as mãos mesmo), a gordura da manteiga é muito importante para deixar o pão úmido por dentro.

Polvilhe a mesa/bancada com farinha de arroz e abra a massa com o auxílio de um rolo de massa, se for polvilhando farinha de arroz a cada passo, a massa não irá grudar. Deixe a massa um pouco fina (+ ou - 0,5 cm), coloque o recheio sobre ela e enrole formando um rocombole.

O rocombole fica assim, cuide para apertar bem a massa para ela grudar e não ter o perigo de abrir ao assar.

Com uma faca bem afiada (e polvilhada farinha), corte os pedaços (a grossura do pão fica ao seu critério, como fizemos pães pequenos, deixamos eles mais finos, + ou - 1 dedo de espessura).


Em uma forma, passe manteiga, forre com papel manteiga e passe manteiga novamente (faz uma camada para o papel não grudar e outra para o pão não grudar no papel), acomode os pães com um espaço grande entre eles, cubra com um plástico e deixe crescer em um local que não pegue vento.

Enquanto eles crescem, vamos fazendo a cobertura. Misture o leite e o açúcar (se for colocar os temperos, adicione agora e deixe ferver um pouco mais para liberar o sabor), ferva até começar a engrossar a calda. Quando os pães estiverem crescido um pouco (não seja tão otimista, eles não dobram de volume), jogue a calda quente por cima de cada um, leve assar um fogo quente (240°C de início, depois de 5 min abaixe para 180/200°C dependendo da potência do seu forno)  deixe dourar.

Eles ficam deliciosos. Se fizer pequenos e com a massa mais fina, eles ficam mais crocantes, se forem maiores e mais grossos, ficam mais macios. 


Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário